16.12.07

Belezas de Sooretama



Lagoa Juparanã e reserva natural são destaques de Sooretama

Sooretama é um dos municípios com maior riqueza natural do Estado. A reserva natural Vale – mantida pela mineradora Vale do Rio Doce –, e a Lagoa Juparanã são símbolos da exuberância de recursos naturais da cidade, que é rica, também, em fontes hídricas.

O nome Sooretama tem origem na reserva da Vale, localizada na cidade, uma das poucas do Brasil. Sooretama é uma expressão do dialeto Tupy-Guarany que significa “habitat de animais silvestres”.

A reserva florestal ocupa 587,38 quilômetros quadrados, que corresponde a aproximadamente 41% da área territorial do município. Destaque nacional e internacional, a reserva abriga uma grande diversidade de espécies raras da fauna e flora da Mata Atlântica brasileira.

Com localização privilegiada, é ideal para o desenvolvimento de pesquisas e educação ambiental. O Centro de Educação e Divulgação Ambiental, mantido pelo Ibama às margens da BR-101, recebe visitantes diariamente.

Os recursos hídricos também são abundantes no município e a Lagoa Juparanã é um dos maiores bens naturais de Sooretama. O manancial tem sua nascente no município, na altura da vila de pescadores de Comendador Rafael, também conhecida como Patrimônio da Lagoa. A Juparanã é a maior lagoa em volume de água doce do Brasil.

Comendador Rafael também abriga uma das mais belas praias do manancial, que é visitado por visitantes de todo o Espírito Santo e até de outros estados.

Abastecida pelas águas do Rio São José, a Juparanã tem 38 quilômetros de extensão, chegando a sete quilômetros de largura em um de seus trechos. Além de Sooretama, a lagoa também banha os municípios de Linhares e Rio Bananal.

2 comentários:

Bichinho disse...

Gostei. Beijo fantasma.

Franklin Cirino disse...

Sempre gentil e objetiva.
Se você gostou é bom sinal.
Beijinho, Bichinho.