24.11.06

QUEM É
PATRÍCIA EVANS


A ARTISTA

Patrícia Evans iniciou sua careira artística aos 13 anos de idade e apesar de sua formação ser basicamente musical, possui larga experiência como atriz. Trabalhou em mais de 39 montagens teatrais, em sua maioria comédias e musicais, 25 das quais como protagonista, 4 como antagonista. Dividiu o palco com nomes consagrados no cenário artístico brasileiro como Débora Duarte, Ana Rosa, Mauro Mendonça, Rosanne Goffman, Beth Mendes, Claudio Cavalcanti,Suely Franco, Ricardo Graça Mello, Benvindo Sequeira, Lúcio Mauro Filho, Fernanda Nobre, Luis Mangnelli, Tânia Loureiro e tantos outros. Embora sua carreira tenha sido norteada pelo teatro, Patrícia trabalhou em televisão, foi integrante do elenco fixo de "Chico Total" na TV Globo e apresentou o programa de variedades "Pulsação" na CNT. Nos "anos 90" emplacou sucessos nacionais com o grupo musical "Grafite".
Além de sua carreira musico-teatral, como escritora, Patrícia Evans é vencedora de 6 concursos internacionais de poesia, tem seu nome incluído no projeto "Brasil 500 anos" de Leila Mícollis, junto ao MINC, que reúne os 400 poetas mais representativos da língua portuguesa dos últimos 500 anos, convidada pela própria autora do projeto. Patrícia foi selecionada entre as dez poetisas mais lidas de 2003, junto a Adélia Prado e Hilda Hilst e teve seu trabalho recentemente exaltado em crítica de Robert E. Sheridan, editor do "New York Times" por 32 anos, onde dentre outras coisas, diz Sheridan reconhecer o trabalho de Patrícia como "um dos mais poderosos" que já leu.


GRADUAÇÃO
Patrícia é graduada pelas Escolas de Música Villa Lobos, Calouste Gulbenkian, Antônio Adolfo e Cenário; nestas duas últimas também trabalhou como professora de música e canto durante 3 anos. Possui vários cursos de extensão nesta área, tem noções de dança, sapateado, cursou arquitetura na Universidade Federal Fluminense e se formou em inglês no Instituto Brasil Estados Unidos - IBEU - com certificado da Universidade de Michigan.


ÚLTIMOS TRABALHOS
Seu último trabalho em teatro foi a peça "O JOGO" de Luiz Henriques Neto, autor que coleciona prêmios literários, com direção de Tina Ferreira, filha de Bibi, iluminação de Djalma Amaral, trilha sonora de Tereza Tinoco, ao lado de Malu Prado e Ricardo Graça Mello. Ao final da temporada no Teatro Vannucci, shopping da Gávea, em 2004 a peça seguiu para o SESC Tijuca e teve sua temporada encerrada em 9 de outubro de 2005.Sua última experiência com literaura foi lecionar na Universidade Gama Filho, campus Downtown, no centro UNAT. Patrícia deu aulas de literatura e figuras de linguagem até setembro de 2005.

Nenhum comentário: